terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Linguagem da internet

    É um assunto bastante discutido entre os grandes da língua portuguesa e os usuários assíduos da internet, mas que nunca se chegou a lugar algum. Muitos defendem a tese de que as abreviações e palavras estrangeiras, que ocorrem com frequência na internet, são processo natural na evolução da linguagem e da comunicação.
    Já para outros o "internetês", como é conhecido, é uma verdadeira afronta às normas cultas da língua portuguesa, pelo fato de praticamente anular pontuações e acentos, e também "desaparecer com as vogais ( como nos casos vc, tbm, nd, que seriam você, também e nada, respectivamente).
   Existem dois lados da moeda nesse assunto. Eu também não sou muito fã dessa linguagem virtual, acredito que ela realmente empobrece de certa forma o nosso idioma, não só pelo fato das abreviações, mas também pelo grande uso de palavras estrangeiras que em português tem sua tradução, o que torna questionável o seu uso em meio à nossa língua.
   Mas devemos levar em consideração que as abreviações que ocorrem em chats, salas de bate-papo, MSN, facilitam em muito a velocidade das trocas de informação, afinal digitar não está na mesma velocidade em que conversa oralmente. Desse modo , pra não tornar extensas demais as frases, os internautas defendem a linguagem adotada na web.
   Enquanto esta linguagem ficar restrita à internet não há do que se reclamar, o problema seria maior se isso tomasse conta de nossos jornais, revistas, literatura. Por mais que o "internetês" facilite as conversas por agilizar as trocas de mensagens, não significa que ele poderá um dia tomar o lugar da norma culta. E, sinceramente, termos em inglês quando se tem uma palavra equivalente em nosso idioma, é foda sacanagem!



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Seriado Jonas - O que é aquilo?

    Ah, a TV! Nos proporciona tanta informação, entretenimento e programas que deveriam ser repensados em termos de exibição. Por mais que as mídias se modernizem, com processos de digitalização, equipamentos modernos, e tudo o que há de bom, parece que mesmo assim não conseguiram acabar com aqueles "programinhas" chatos que você é obrigado a assistir.
    Eu poderia citar vários aqui - Faustão, Gugu, Domingo Legal, Amaury Jr., Xuxa, Zorra Total, Vale a Pena Ver de Novo - mas o que gostara de citar é o seriado "Jonas", que é transmitido nas manhãs da Globo. Por Deus todo Poderoso o que é aquilo? Aquilo é pra rir ou chorar de pena das cenas?
    Quem assistiu sabe que não é exagero. Um roteiro fraco, com atuações mais fracas ainda. Piadas que só o roteirista consegue rir, porque onde está a graça que eu ainda não vi?
    Tá bom, tá bom, "como você pode dar bola pra algo tão fútil que passa num horário que só crianças assistem?", vocês devem estar pensando. As crianças não precisam ser torturadas desse jeito! Elas também têm sentimento sabia? Por que maltratar o seu psicológico e intelecto? Depois não querem crianças "bobinhas". Você é o que você assiste, já diria o poeta. Faço aqui meu apelo e minha crítica. Seriado fraco para quem tem seriados como Drake e Josh, Os Simpsons - que está no ar mas tem cortes pra todo lado - e até mesmo Zac e Cody, que no meu ver era melhor do que isso que passa agora.
   Espero que concordem comigo, se discordarem tem o local para comentar e então deixem sua opinião ok?
Awey!