Vamos ver alguns exemplos. Como na Grécia Antiga, por exemplo, alguns fenômenos da natureza assustavam as pessoas, que acreditavam que aquilo era um sinal dos deuses. Ou na Idade Média, as pessoas eram assustadas pela Igreja com ele que hoje é um dos mais famosos personagens do mundo, o Diabo. As pessoas eram iludidas e viviam o medo de ir para o inferno e ficar cara a cara com o "capeta".
Na época das navegações também existiam medos que envolviam o desconhecido. Todos tinham medo de que a Terra acabasse no horizonte, e que navegasse até lá cairia para Deus sabe onde. Tinham medo de encontrar, também, monstros marinhos, como sereias e os temidos Ciclopes, gigantes de um olho só.
Porém com o passar do tempo, e com a evolução das tecnologias o homem foi deixando para trás seus medos, no que diz respeito ao sobre natural é claro, o medo de balas e bandidos continua não é? Acredito que o mundo anda tão artificial, tão "robótico", que parece que Deus, Diabo, Espíritos, enfim, não são sequer lembrados.
Isso torna a vida tão sem graça, ao meu ver. Toda aquela fantasia e mistério que envolvia o homem antigamente deu lugar a objetos virtuais, computadores, robôs semelhantes ao ser humano, coisas tão frias que são incapazes de transmitir sentimentos.
Se Deus existe ele deve estar muito chateado, já que com todas as tecnologias parece que sua existência foi encoberta. Sei que mudei o rumo do texto. Em partes, caro leitor. Vejo Deus como a mais intrigante "história" de todos os tempos, com todas as criações que envolvem seu nome, até mesmo o Diabo está entrelaçado a ele. E por mais que tenha quem diga que ele não existe, não se pode afirmar de total certeza.
Em todo caso, caros amigos, o mundo continua a me passar a sensação de que ele está cada vez mais frio, mais artificial, como disse antes, anda tecnológico demais para um homem que se encanta com mistérios de histórias antigas como eu!
O nascimento do mundo - Salvador Dali |