terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Linguagem da internet

    É um assunto bastante discutido entre os grandes da língua portuguesa e os usuários assíduos da internet, mas que nunca se chegou a lugar algum. Muitos defendem a tese de que as abreviações e palavras estrangeiras, que ocorrem com frequência na internet, são processo natural na evolução da linguagem e da comunicação.
    Já para outros o "internetês", como é conhecido, é uma verdadeira afronta às normas cultas da língua portuguesa, pelo fato de praticamente anular pontuações e acentos, e também "desaparecer com as vogais ( como nos casos vc, tbm, nd, que seriam você, também e nada, respectivamente).
   Existem dois lados da moeda nesse assunto. Eu também não sou muito fã dessa linguagem virtual, acredito que ela realmente empobrece de certa forma o nosso idioma, não só pelo fato das abreviações, mas também pelo grande uso de palavras estrangeiras que em português tem sua tradução, o que torna questionável o seu uso em meio à nossa língua.
   Mas devemos levar em consideração que as abreviações que ocorrem em chats, salas de bate-papo, MSN, facilitam em muito a velocidade das trocas de informação, afinal digitar não está na mesma velocidade em que conversa oralmente. Desse modo , pra não tornar extensas demais as frases, os internautas defendem a linguagem adotada na web.
   Enquanto esta linguagem ficar restrita à internet não há do que se reclamar, o problema seria maior se isso tomasse conta de nossos jornais, revistas, literatura. Por mais que o "internetês" facilite as conversas por agilizar as trocas de mensagens, não significa que ele poderá um dia tomar o lugar da norma culta. E, sinceramente, termos em inglês quando se tem uma palavra equivalente em nosso idioma, é foda sacanagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário