sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mais uma vez a música!

   Certa vez estávamos a conversar, eu e Candinho, com uma colega de trabalho. E por acidente abordamos o assunto música. Ela perguntou, então, por que odiamos tanto as bandinhas coloridas e suas atitudes - vestimenta, óculos, cabelo, acessórios em geral, a famosa modinha. 
   E a resposta foi a seguinte: tanto a música emo, quanto sertanejo universitário e alguns outros gêneros, esqueceram que a música não é só um cofrinho para se encher de dinheiro (lucro), é também arte. Não pode ser só isso que eles vomitam de qualquer forma sobre o público, fazendo com que a grande maioria se acomode com a infantilidade das letras.
   Então, ouvindo a resposta ela nos disse a seguinte frase: "mas o lindo do mundo é essa diversidade." Bela frase, mas acreditamos que diversidade também pode significar qualidade. Não precisamos ouvir lixo todo dia, basta ser algo de qualidade. Não gostamos só de rock, ouvimos também MPB, The Cure (música gótica), enfim, ouvimos a DIVERSIDADE do mundo, mas a parte com qualidade, a verdadeira arte da música.
   Mas, disse ela, nós esquecemos que a música também é diversão. Não, não esquecemos a diversão. Mas pergunto a vocês leitores, sinceramente, vocês acreditam que diversão significa letras idiotas, harmonias repetitivas - e automaticamente irritantes - que fazem apologia ao sexo e a ingestão de bebidas alcoólicas? Acredito que a resposta seja não. Não querendo ser chato, mas Legião Urbana tem músicas animadas, para a diversão, mas para isso não perderam a veia inteligente. O que tentamos passar com esse post é que seja funk, forró ou samba compor músicas com arte, qualidade e inteligência, torna quem ouve mais inteligente.
   E como, pergunto eu, querem que o povo eleja alguém inteligente, alguém de olho no futuro, se o povo mesmo se acomoda ouvindo músicas deprimentes, que não acrescentam em nada no que diz respeito ao intelecto. A quem diga que a música não faz diferença na vida da pessoa. Apenas olhe suas atitudes e suas opiniões sobre todo e qualquer assunto, você irá perceber que a música ajuda moldar o seu caráter. Além de sermos o que comemos, como dizem, também somos aquilo que ouvimos. Claro que boa parcela da culpa é da mídia, que muitas vezes nos priva da boa música e nos empurra essas coisas estúpidas.
   Enfim (odeio dizer enfim), somos nós que devemos mudar, ver que agimos de maneira errada e, acreditem ou não, a música nos influencia e muito. E não adiante me chamar de isso e aquilo, vocês sabem que isso acontece!


Concerteza ele não está ouvindo bandinhas coloridas. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário