quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Não está faltando só originalidade, está faltando talento

      Hoje, dando uma volta pelo Ocioso, vi um link que dizia Ctrl+C, Ctrl+V. O post do link em questão era sobre um vídeo, de nome "plágio ou coincidência?". o vídeo mostra uma música internacional e em seguida um possível plágio ou possível incrível coincidência de uma música de banda nacional. Curioso ou não, todas as músicas que seriam plágio eram de bandas como Nx Zero, Strike, Fresno, essas bandas assim... alegres.
      Bom, vocês vão pensar que eu só estou fazendo esse post porque não gosto dessas bandas, mas, sinceramente, é muito parecido! Ou melhor, é igual, sem tirar nem por. É tocado igual, é cantado igual até o estilo das roupinhas da Barbie roupas das bandas é igual. E, pra quem vir a dizer, não, não é influência, é cópia mesmo. Não precisa de provas, as músicas falam por si só.
     Ao terminar o vídeo fui ler os comentários. A maioria falava sobre a falta de originalidade por parte das bandas brasileiras, que não sabiam fazer coisas novas... Enfim, comentários voltados principalmente para  o fato de as músicas serem iguais. Mas tenho uma nova visão visão a ser discutida: CADÊ O TALENTO PORRA!? Podem ver o vídeo de cabo a rabo, de trás pra frente, de baixo pra cima, vocês não vão encontrar lá bandas do rock nacional das décadas de 70, 80 ou 90, sabe por que? Por que eles eram bons de verdade! Não vivíamos essa decadência, tínhamos músicos fazendo música e não garotos brincando de ofender seus instrumentos!
     Eu juro, juro por Deus, fiquei triste. Fiquei muito bravo também. É pedir demais querer bandas boas de verdade? Temos bandas boas hoje em dia como Pouca Vogal, por exemplo, mas as que existem são poucas, e são encobertas pela mídia tendenciosa e esquecida pela massa que só quer ouvir o que está na mídia. Isso dói. Tá doendo agora!
    Vamos nos esforçar um pouco, para que a música brasileira seja aquela de outrora que fazia a multidão chorar em êxtase pela beleza e delícia que era ouvi-la, e não chorar de raiva por quão ruim ela está se tornando! Ou será que Renato Russo, Cazuza e Raul Seuxas terão de ressuscitar para ressuscitar também a essência real da nossa música? Olha, ruim não seria, sem dúvida!



Um comentário:

  1. Aí vale lembrar que você está se limitando à música dos meios de massa. Só porque não toca no rádio, não quer dizer que não existe. Busque por boas bandas nacionais do "momento" como Lestics ou Violins e você vai perceber que ainda há esperanças. Pelo menos no submundo da internet...

    ResponderExcluir