sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Chaves - O eterno

    "Foi sem querer querendo", quem nunca ouviu isso? Acredito que são poucos os que não tiveram a oportunidade de assistir ao seriado "Chaves".  O seriado conta a história de um garoto pobre e órfão que apesar de todas as dificuldades estuda e não pratica atos como roubo, pois tem um grande senso moral e ético.
     Os episódios contém muitas lições de amor ao próximo e de solidariedade, exceto quando Dona Florinda dá bofetadas em Seu Madruga, mas isso é bem engraçado. Chaves é o garoto pobre, e em contrapartida Quico é o menino rico, que come de tudo e tem os melhores brinquedos, temos também a Chiquinha, que também é desfavorecida economicamente graças ao seu pai, Seu Madruga, que não é muito fã de trabalhar.. Este último é o amor de Dona Clotilde, a famosa bruxa do 71. 
   Estes acima seriam os personagens diria centrais da do seriado, mas aparecem também Nhonho, filho de Seu Barriga, Popis, sobrinha de Dona Florinda, Professor Girafales, paquera de Dona Florinda, entre outros.
   O nome original é El Chavo del Ocho (O Chaves do oito), é um seriado mexicano criado em 1973, mas a ideia vinha desde 1969, seu criador é Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito. Desde sempre  "Chaves" foi um seriado familiar, sem usar de cenas maliciosas, levando sempre em consideração as crianças que o assistiam e o assistem até hoje. Apesar de toda a inocência que parece ter, o seriado trata de forma muito inteligente os problemas sociais como fome e pobreza, e mostrando que devemos amparar as pessoas que tem dificuldades, já que somos todos iguais.
   Sei que esse post trata de um assunto muito batido e tudo, mas francamente, quando vejo crianças correndo para a frente da TV para ver Malhação parece que minhas pernas se quebram, ou seja, nossas crianças já crescem tendo seu intelecto ferido por essas besteiras que a mídia oferece, textos péssimos, atuações que deixam a desejar, atores que são apenas "bonitinhos" mas com muito pouco talento, pois fazem diálogos que nós, isso mesmo, você e eu, poderíamos fazer melhor sem sequer treinar.
   Enfim, se queremos nossos filhos mais "humanos" devemos dar a eles aquilo que vai acrescentar um entendimento de moral e ética, e isso tem muito haver com "Chaves"!




             Sr. Barriga, D. Florinda, Prof. Girafales, Chaves, Chiquinha Sr. Madruga
                                      e D. Clotilde. Infelizmente faltou o Quico na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário