sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Preconceito?

    Há muitas maneiras de conceituar, traduzir, justificar e até mesmo de cometer o preconceito.
    Mas, o que seria preconceito? Seria uma definição pré-concebida, ou seja, mesmo sem termos o conhecimento necessário para a real conceituação de um ser, fato ou circunstância, fazemos julgamento de valor. Quais os motivos do preconceito? Intolerância, falta de respeito, falta de confiança em si próprio, intromissão na vida das pessoas, querer as coisas do seu jeito, mostrar-se superior, defender-se talvez de algum mal. Quais os objetivos? Intimidar, abrir olhos, fazer mudanças? Para melhor ou pior? Quem sofre de preconceito seja ele, racial, social, religioso ou sexual, sente-se humilhado, triste talvez pelo simples fato de algumas pessoas não saberem conviver com as diferenças, não saberem respeitar. Mas, esta pessoa também pode ter preconceitos, dentro dela mesma, todos temos, a única diferença é que existem aqueles que aprendem com a vida que isto não vale a pena, não se ganha nada com isso, às vezes até piora. Ele pode ser benéfico afastando-te de coisas ruins, drogas, bebidas, violência e a própria decadência.
    Nas escolas muitas vezes o preconceito ultrapassa os limites da raiva, nojo, ou pura tolice e resulta em atitudes agresssivas, dando origem ao bullying.
Jovens zombando, agredindo, xingando, crianças, meninas e meninos. E pergunto-lhes:
Será que há justificativas? Eles aprendem isto onde? Deque maneira?
Devemos observar, analisar e combater esats hostilidades que além de fazerem mal, prejudicam o rendimento, a vida desta criança. Temos de tratar dos que fazem tamanha injuriedade não de forma que eles tenham motivos para continuar maltratando, e sim, de forma a fazê-los entender e aprender a respeitar a todos, seja o indivíduo de religião, classe social ou etnias diferentes, pois o que valee deve ser levado em conta são o caráter, a dignidade e o profissionalismo de cada um.
E aí sim, quando todos souberem respeitar e conviver com as diferenças, é que a humanidade unida poderá caminhar, enfim, para um futuro mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário