segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Capitalismo, sistema que maltrata

   Estamos em um tempo onde muitos buscam o status, o poder e o dinheiro. E nessa busca são capazes de passar por cima das pessoas ao seu redor, manipulando-as, manipulando aqueles que o querem bem, deixando de lado, muitas vezes, a ética e a moral.
   O que causa essa busca insaciável  se traduz em uma palavra : capitalismo. Este sistema, que surgiu no final da Idade Média, com o fim do feudalismo e o surgimento da burguesia, é o que esta corrompendo o homem, o tornando cada vez mais voltado aos bens materiais, e principalmente ao lucro.
   Mas isso tudo vale a pena? Para onde isso nos levará? Há um propósito mais forte? Essas perguntas nós mesmos devemos responder. Devemos refletir e nos perguntar se vale a pena pisar uns nos outros para conseguir o que queremos.
   Todos os nossos atos acarretam consequências, boas ou ruins, tudo dependendo do caminho e escolhas que fazemos. Para tudo na vida há um propósito, e o capitalismo faz com que haja uma competição entre as pessoas, sociologicamente falando. Esta competição faz de certa forma com que ocorra um desenvolvimento.
   Porém, o desenvolvimento é desenfreado, e tão desenfreado que trás um desequilíbrio social grave, que faz com que existam pessoas comendo em pratos de porcelana e vivendo em mansões, e outras comendo com as mão vivendo em barracos de lona.
   Se analisarmos bem o capitalismo, com o desenvolvimento e a busca pelos lucros, entre outras coisas, ele trouxe a miséria, junto com ela a violência, trouxe também os problemas ambientais, já que na cabeça dos gananciosos qualquer lugar é lugar para criar algo lucrativo, e esse lugar pode ser uma floresta intacta, que será destruída para dar lugar a uma "fábrica de dinheiro"
   Claro que esse sistema tem pontos positivos, não sei dizer quais, já que só vejo guerra e sofrimento por causa dele. E se fosse outro sistema, seria diferente? Não sabemos, mas um sistema que preza a igualdade - como o socialismo - seria bem melhor do que esse, que depende da desigualdade social para se manter nos eixos!




A imagem fala por si só!

3 comentários:

  1. Blue eu acho q por mais q o capitalismo seja ruim é o melhor sistema pra o mundo atual. Pois o socialismo centraliza muito o poder gerando mais desiguadade.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Mristelo acredito que seja o contrario, não desprezando sua opinião. Mais acredito que o capitalismo sim centraliza o dinheiro para poucos gerando uma grande desigualdade social, já o socialismo visa uma sociedade igual, com repartições de bens, coisa que o mundo de hoje não absorve, meus caros nenhum fazendeiro com seus meros 300 hectares de terra vai querer dar um terreno de 20x10 para um pobre cidadão mesmo que este seje funcionario do tal fazendeiro antes de dar ou venderia ou alugaria. Este já seria em si o ponto do mundo capitalista gerar riquezas a poucos, e pobreza, desigualdades a muitos.

    ResponderExcluir