terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tensão entre Coréias

Assunto presente em todos os jornais, as duas Coréias já são assunto no mundo inteiro.

Desde o dia 26 de março, quando uma corveta sul-coreana afundou matando 46 marinheiros, o clima entre as Coréias do Sul e do Norte esquentou, devido a um relatório divulgado em 20 de maio responsabilizando a Coréia do Norte pelo incidente.

O pior de tudo é que o local em que ocorreu esse episódio é justamente uma região de conflito, onde houve combate com mortos, entre 1999 e 2002.

Segundo o governante norte-coreano, Pyongyang, seu pais não teve nada a ver com o ataque a corveta sul-coreana, e diz responder com guerra caso sansões sejam impostas ao seu país por causa desse incidente.




Diante desse clima, EUA e Grã-Bretanha disseram que irão apoiar a Coréia do Sul, aliada, contra os norte-coreanos no Conselho da Segurança da ONU.

      Do outro lado, a china, tradicional aliada dos norte-coreanos, pediu calma, e quer um dialogo entre os dois paises para resolver.

Apesar de tudo, analistas dizem que uma guerra entre as duas Coréias é muito improvável. Já que, em caso de guerra, a Coréia do Sul de economia mais sólida, poderia se desestabilizar e um eventual ataque acabaria dizimando a população, concentrada em Seul, capital. Já a Coréia do Norte, que depende de ações humanitárias da ONU e do comercio com a China, ficaria completamente desabastecida.

Porém, fatos isolados como o naufrágio da corveta poderá se repetir, devido a instabilidade da região.
      Mas fiquem tranquilos, este não será o estopim para o inicio da 3ª Guerra Mundial. Pelo menos, é o que esperamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário