domingo, 1 de agosto de 2010

Conservadorismo


 Quem mora em grandes cidades e tem ao seu redor todo tipo de cultura, desde as mais divulgadas até aquelas que são menos conhecidas, não sabe o que é viver em uma cidade pequena como a minha. Sou de Nova Trento, terra de Santa Paulina, com forte influência italiana.



Esta é a foto do Santuário de Santa Paulina, muito bonito não? O que me incomoda, digamos assim, é o fato de que tudo o que acontece aqui em Nova Trento é voltado para a época colonial, em tudo querem envolver a Itália, trajes típicos, etc. Talvez eu esteja sendo chato demais, mas acredito que seria importante uma cidade, pequena como é essa, pensar mais no futuro, visar novos projetos, já que não se vive apenas de passado no mundo desenvolvido como esse que vivemos.
  Aqui não existe cinema, não existe shopping, nem sequer livraria, porém é gasto um valor considerável pela prefeitura para promover festas voltadas para os italianos que aqui chegaram. Não falo de uma festa por ano mas sim várias festas que tem sempre o mesmo fundo cultural.
  Sei que é uma crítica que não envolve todos os brasileiros, mas no caso de quem mora em cidades pequenas que têm medo de se desprender do passado colonial isso é uma verdade muito triste!
  Creio que um dia isso vai mudar, afinal, nem tudo é pra sempre, e quem sabe aparece uma mente brilhante pra mudar essa história - espero que seja a minha.

Um comentário:

  1. FALO E DISSE! Isso é uma bola de fogo muito grande mesmo, tenho medo que as coisas realmente não mudem e que a cidade continue desse geito por longos anos ainda, e o pior é que não é só aqui que acontece isso, cidades e cidades pelo mundo inteiro não sem desenvolvem por causa disso, culpar capitalismo? talvez, a solução a gente não tem, mas providencias devíamos tomar.


    (To adorando o blog ;P)

    ResponderExcluir