quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fim do Orkut : verdade ou mentira?

 Todos sabem que corre em algumas comunidades do orkut, que a google iria acabar com o site de relacionamento Orkut. Porém isso é mentira, neste link   tem um texto explicando, vou publicar aqui parte dele:


"Vi que tem uma comunidade arrecadando assinaturas sobre o fim do Orkut, fizemos uma pesquisa e o que esta acontecendo segue abaixo a noticia verdadeira:

Vocês têm acompanhado o que vem acontecendo com o Google no Brasil? A situação é grave. Parece que o Ministério Público Federal não pretende aceitar que a empresa se recuse a oferecer os dados de usuários do Orkut associados a atividades criminosas, como pedofilia, tráfego de drogas e racismo, dentre outras. Esta semana, a contenda começou a ficar mais séria e o MP anunciou pedir o fechamento da subsidiária da gigante aqui no Brasil. 

Em todos os países onde entra o Google enfrenta o mesmo problema: é uma empresa que vive dos dados dos usuários – preferência de buscas, assinaturas de serviços como Gmail e Orkut e tráfego gerado pelos aplicativos que oferece na web. Ao mesmo tempo em que precisa destes dados para gerar mais renda, a empresa fica na corda bamba porque é pressionada por todos os lados a manter estes dados salvos em seus 10 mil servidores e à disposição da justiça e de governos. Na China, a coisa se complicou ao ponto de ter de usar filtros de conteúdo, coisa que até há bem pouco tempo seus criadores se recusavam a fazer. 

Aqui no Brasil, mercado com imenso potencial e com usuários de altíssimo valor agregado para os negócios da companhia, a justiça não tem dado colher de chá. O Google não nega que seu serviço Orkut seja freqüentado por todo tipo de criminoso. Diz ainda que, ao contrário do que já aconteceu em outros 70 países, no Brasil sua matriz é muito mais flexível em colaborar com as polícias e com a justiça. 

O problema é quando os dados dos países estão em propriedade da sede da companhia, lá em Mountain View. Ou seja, se os dados estivessem alocados nos servidores do Brasil, a empresa poderia monitorá-los e oferecer acesso a eles. Estando na matriz, no entanto, a subsidiária brasileira não está autorizada a fornecê-los, mesmo porque a legislação brasileira não tem jurisdição na terra do Tio Sam. 

A justiça brasileira bateu pé, no entanto, e exige que a empresa quebre o sigilo de seus usuários investigados. Agora, o MP foi além, dando um ultimato: caso a empresa não forneça os dados, a filial no Brasil será fechada, e ponto". 
   Para ler mais é só clicar no link dado acima ou aqui .
  Como podem notar a empresa não tem nada a ver com o possível fechamento do Orkut, mas ela seria obrigada pela Justiça.
   Concluindo, o Orkut pode acabar, mas é a Google quem quer, são ordens superiores!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário