sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Educação - Siglas

   Ano que vem pretendo fazer minha faculdade de jornalismo, e isso me fez pensar numa coisa: será que todos sabem o que significa as siglas como ENEM, PROUNI, entre outras.
  Aqui vai um pouco sobre cada uma:


     ENEM: significa Exame Nacional do Ensino Médio e é uma prova aplicada pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar o desempenho do aluno que encerrou o Ensino Médio. Pode participar também alunos que estão na 3ª série ou que já concluíram  em anos anteriores.


    PROUNI: o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é um programa do governo federal que oferece bolsas de para estudantes de baixa renda. As bolsas são integral e parcial 50%, a primeira para estudantes com renda até R$ 765 por pessoa e a segunda para estudantes com renda até R$ 1.530 por pessoa.


    FIES: é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior, mais um programa do MEC que ajuda estudantes de instituições  de ensino que não são gratuitas.Podem candidatar-se estudantes regularmente matriculados em cursos de ensino superior pago.


   ENADE: significa Exame Nacional de Desempenho  de Estudos , é uma prova aplicada a alunos que estão nas primeiras fases ou encerrando os cursos de graduação, e cobra os conteúdos programáticos para avaliar o rendimento dos estudantes. Os alunos que devem fazer a prova são os que concluíram entre 7 e 22% ou mais de 80% do curso de graduação.


   SISU: o Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo MEC para selecionar candidatos às vagas de instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do ENEM como única fase do processo seletivo de ingresso.


   Foi um resumo rápido, é claro, mas deu pra sintetizar o que cada uma quer dizer e para que serve. 
Para quem quiser mais informações é só acessar o blog do MEC. E boa sorte pra quem for fazer alguma das provas!












Indicação de Rosangela Tridapalli, professora de sociologia e filosofia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário