sábado, 28 de agosto de 2010

Cavalgada em Nova Trento - tradição que se complicou

 Para quem não sabe, em Nova Trento acontece no fim de agosto uma cavalgada chamada "Cavalgada nos caminhos de Madre Paulina", onde "cavaleiros" saem do centro de Brusque, cidade vizinha, e vem até o santuário de Santa Paulina, já são 18 anos que acontece.
   Você deve estar perguntando porque usei aspas em cavaleiros. Para quem não sabe, também, algumas pessoas que participam desse evento pegam qualquer cavalo, muitas vezes animais despreparados para longos percursos, sem contar que ao longo do caminho alguns dos cavaleiros ingerem álcool, o que aumenta as críticas sobre a cavalgada, prejudicando aqueles que preparam bem seus cavalos para esta trajetória, e um evento religioso, como deveria ser esse, não precisaria ter bebidas não é mesmo?
   Esse ano a cavalgada quase não ocorreu, devido a morte de animais em anos anteriores. Porém foram feitas exigências como não consumo de bebida alcoólicas. Os participantes acolheram e o evento ocorreu neste fim de semana.
   Ontem e hoje eu trabalhei e vi os "cavaleiros" passando e vi os animais como detalhei acima, animais despreparados fisicamente, muito diferente de animais treinados. Sem contar, caro leitor, a gritaria quando passavam alguns dos participantes e os problemas que os cavalos na pista traziam para os motoristas. 
   Enfim, na volta para os lugares de onde vieram, os cavalos eram transportados em "carrocinhas" presas nos carros. Transportaram os animais na volta, que bom não é? Seria bom se não fosse alta velocidade que alguns desses carros passavam!
   Se Deus quiser, e se as pessoas envolvidas na luta pela não realização da "Cavalgada nos caminhos de Madre Paulina", que nada mais é do que expor os animais sem preparação a mais de 40 Km de caminhada, conquistem seu objetivo, ano que vem não veremos mais cavalos - sobre cavalos - nas ruas de Nova Trento!

Como eu já estou puto nervoso com isso, nem vou falar de touradas, que são ainda mais idiotas!





Para fazer um cavalo feliz como esse da foto, basta cancelar a cavalgada!








 O segundo parágrafo foi modificado, já que o garoto Tiago, do primeiro comentário não entendeu a ideia central do texto, então simplifiquei ao máximo para facilitar a compreensão.

6 comentários:

  1. Isso nada mais passa do que sua opinião sobre este evento, para informar é Santa Paulina não mais "MADRE" como vossa Excelência havia citado acima. Não venho aqui criticar sua opinião, pois minha ideia é basicamente em sintonia com a sua mais não devemos generalizar na hora em que " todos os cavalos são despreparados, e que todos vem bebados para cá", pois em todos os casos há excessões, como nessa Cavalgada que hoje está no livro dos recordes. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom, respondendo ao seu comentário, o nome com o qual a Cavalgada ficou conhecida é Cavalgada nos caminhos de MADRE Paulina, já que esta tradição tem quase 20 anos e Santa Paulina só virou SANTA depois do ano 2000. E se você reler o texto verá que não disse todos em nenhum momento, sei que há excessões, mas cada dia a excessão é algo mais e mais dificil de encontrar. Passar bem. Ah, e estar no guiness book não diminui os problemas que acontecem nesse evento.

    ResponderExcluir
  3. Claro queres mostrar sua opinião acima das opiniões diversas que irás encontrar só porque você é contra não vem ao caso querer obrigar a todos a ser contra, pois uma ideia sua não pode querer dominar a dos outros como acontece na politica que a TV elege quem quiser em especiala globo mais você não é o wiliam Boner pra dizer oque cada um tem que fazer pois nem ele tem o direito de dizer isso, e precisamente são 18 anos com esse de 2010 que existe a Cavalgada nos caminhos de Santa Paulina, já que depois que virou santa foi esse o nome que a cavalgada adotou depois que a Madre Paulina virou SANTA então vamos nos ser educados um com o outro e começar aqui um dialogo cheio de bate bocas meu e seu, mais defendo que se você tem seu modo de ver não tente levar os outros que veêm a cavalgada diferente de você, não queira forçar os outros a terem a mesma ideia que você.!!!

    ResponderExcluir
  4. Ok, ok, mas você percebeu que em momento algum você debateu comigo o blog? você está tentando por sua opinião sobre a minha pessoa e não propriamente o post, então, por favor, use os comentários para deixar sua opinião sobre o que você pensa sobre o post e a cavalgada, não me ataque dizendo o que eu quero ou não quero fazer, o que eu quero é mostrar minha opinião, então me mostre a sua para mim e discutiremos ela, não me ataque que isso não dará certo. Estamos entendidos então, nunca esuqeça, ataque os argumentos, não a pessoa!
    Gostei de você cara, aparentemente é um bom crítico, então use isso e comente a vontade os POSTS, não eu =D
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O engraçado era te criticar, hahahahahaha zuando velho abraço.

    ResponderExcluir
  6. shuahusahsuahusahsu seu mala...
    euehuehueheue
    tranquilo
    abraço

    ResponderExcluir